A pé em Lisboa: escolha as atrações para um roteiro perfeito

lisboa-vista-castelo-sao-jorge

Com fama de cidade iluminada, Lisboa tem um visual marcante não só entre os turistas, mas também entre os moradores que continuam apaixonados pela vista dos mirantes. Apesar das várias colinas, dá para se deslocar pelas atrações sem dificuldades e curtir passeios agradáveis por suas ruas de pedra, museus, castelos, cafés e restaurantes típicos portugueses. Mas dá para andar a pé mesmo? Relaxa, também dá para usar o metrô, bonde ou o Aerobus, que interliga o aeroporto a pontos turísticos.

Separamos alguns percursos que você poderá conhecer e combinar com outros locais, conforme o seu tempo de viagem e disposição para circular pela cidade. Confira o que visitar na capital lusitana e inspire-se!

Baixa e Chiado

Usando como referência a avenida da Liberdade, perto do centro, dá para iniciar o tour pelo parque Eduardo VII, onde há um belíssimo jardim. O mirante de São Pedro de Alcântara é outro lugar memorável, com quiosque e feira de artesanato, acessível de bonde – use a linha do Elevador da Glória, que liga os bairros Baixa e Bairro Alto. Continue o percurso pela linha Elevador de Santa Justa, chegando até as ruínas do Convento do Carmo, destruído pelo terremoto de 1755 e único exemplar de arquitetura gótica que resta em Lisboa. Outra opção é usar a bela estação de metrô Rossio para chegar na Praça D. Pedro IV, que dá acesso à Igreja de S. Domingos, datada de 1241.

[cs_map size=”cstheme-shortcode” type=”boxed”][/cs_map]

Alfama

lisboa-castelo-de-sao-jorge

No bairro de Alfama, no alto da colina, fica o imponente Castelo de São Jorge, com vista espetacular da cidade. O castelo, erguido pelos muçulmanos no século 11, fica aberto para visitação diariamente e mantém o estilo medieval das antigas fortalezas. Siga para o Largo do Chafariz de Dentro e visite a Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa. Alfama também é uma região certeira para comer bem. Pertinho do Museu do Fado há docerias, restaurantes tradicionais – ao som de fado ou opções mais moderninhas.

Bairro Alto e Cais do Sodré

lisboa-torre-de-belem

Do alto do Elevador da Glória, mais adiante estão os Museus de História Natural, da Ciência e o Jardim Botânico. O Jardim do Príncipe Real é outra parada interessante, assim como a romântica Praça das Flores, com excelentes restaurantes. Não perca o Chafariz Monumental da Esperança, do arquiteto Carlos Mardel, e a Igreja de Santa Catarina, com belo mirante. Continue o roteiro descendo o Elevador da Bica, passando pelo Passeio Ribeirinho, onde você degusta peixe fresco grelhado no carvão. Termine o dia no bairro Alto, zona popular e com animada vida noturna.

Belém

lisboa-mosteiro-jeronimosEsta é uma região cheia de monumentos culturais de grande importância. Comece pelo Palácio de Belém e coma um pastel de Belém na famosa fábrica e pastelaria da esquina. Visite o Museu Nacional dos Coches, com acervo de carruagens, e o incrível Mosteiro dos Jerônimos – um dos cartões-postais de Lisboa. O Museu de Marinha, em frente à praça do Império, também vale a visita. Passe pela Doca do Bom Sucesso para caminhar com a vista da água ao lado, logo você chegará à famosa Torre de Belém, com vista do rio Tejo.

Agora que você já tem o roteiro (ou mais de um!), reserve seu hotel em Lisboa, porque é importante descansar depois de tanta caminhada!

*Ofertas sujeitas a disponibilidade e alteração