Beleza e natureza na Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira

Uma das regiões mais bonitas que fica entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira é formada por uma cadeia de montanhas com até 2,8 mil metros de altitude, diversas unidades de conservação e parques estaduais. A maior parte da serra, cerca de 60%, pertence a Minas Gerais.

A capital mais próxima da Serra da Mantiqueira é São Paulo, distante 90 km da primeira cidade dessa região, Bragança Paulista. Já BH fica a 170 km de Barbacena. Para quem vem do Rio de Janeiro, a cidade serrana mais próxima é Resende, onde fica o charmoso povoado de Visconde de Mauá.

 

Clima e aventura
Devido à altitude, o clima da serra é sempre mais ameno. No inverno, é comum a ocorrência da névoa no começo da manhã e geada frequentes, dando à paisagem a aparência das regiões de clima frio. Nesta época do ano as temperaturas chegam perto de 0°C. Nos picos mais elevados, o frio pode ser mais intenso e as temperaturas podem ser negativas!

A região também abriga 4 dos 10 picos mais altos do Brasil, como a Pedra da Mina, Pico das Agulhas Negras, Morro do Couto e a Pedra do Sino de Itatiaia. Perfeita para o turismo de aventura, a região tem várias nascentes, cachoeiras e mata preservada, cenário ideal para trekking, escalada, ciclismo, cavalgadas e rally.

 

Principais cidades
Entre as cidades e distritos mais famosos da Serra da Mantiqueira e que valem uma visita estão Campos do Jordão (SP), Santo Antônio do Pinhal (SP), Virgínia (MG), Monte Verde (MG), Passa Quatro (MG) e Visconde de Mauá (RJ).

Com estilo charmoso, restaurantes onde você encontra o melhor da culinária regional, muitos hotéis-fazenda e aquele clima de romance e sossego, as cidades são ótimas pedidas para quem quer fugir do calorão nessas férias de verão!

Oferta CVC

*Ofertas sujeitas a disponibilidade e alteração