Tudo sobre o Jalapão

Conhecido pelas dunas douradas, paisagens deslumbrantes e cachoeiras, o Jalapão é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Localizado em meio ao cerrado do Tocantins, o destino é bastante procurado pelos viajantes que querem relaxar longe dos grandes centros urbanos. Para saber mais dessa região, confira tudo sobre o Jalapão:

O que é o Jalapão?

O Jalapão fica em uma região do cerrado brasileiro, no estado do Tocantins, que engloba vários municípios e diferentes áreas de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão. Com uma área de 34 mil km², a região é considerada um dos maiores blocos de vegetação do Brasil. Cada vez mais o Jalapão atrai os viajantes que são apaixonados por ecoturismo e que procuram o destino para relaxar em meio a natureza.

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão está localizado no extremo leste do Tocantins, onde faz divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí. A área mais turística engloba as cidades Novo Acordo, Ponto Alta, Maranhão e São Félix. É nessa região onde estão os seus principais pontos turísticos. Uma dica é se hospedar em Mateiros, principal cidade base para quem viaja para o Jalapão, está situada a 300 km da capital Palmas.

O que fazer em Jalapão?

Há muitos lugares para conhecer na sua viagem para Jalapão. Comece a sua viagem nas Dunas do Jalapão, um dos principais pontos turísticos da região. Em meio ao cerrado, as dunas cresceram por conta do efeito da erosão da Serra do Espírito Santo e hoje formam um cenário deslumbrante no Tocantins. O passeio se torna ainda mais incrível ao pôr do sol, quando as cores das dunas ficam douradas e são intensificadas sob o entardecer.  Outro lugar para ver um bonito pôr do sol é na Pedra Furada. Lá a formação de arenito em meio ao cerrado ganhou buracos esculpidos pelo vento que transformam no lugar mais especial, ótimo para tirar altas fotos. Não deixe de ter a experiência de flutuar em um dos fervedouros da região. As nascentes em meio ao cerrado do Tocantins brotam de lençóis freáticos com tanta pressão que fazem com que os viajantes flutuam na água sem nenhum esforço.