Tudo sobre alugar carros fora do Brasil

Muitas viagens internacionais podem ter o dia a dia mais facilitado e prático se você alugar um carro. Mas muitas vezes surge aquela dúvida, como alugar um carro fora do Brasil? Será que a minha habilitação serve para outras partes do mundo? Fique tranquilo que vamos tirar suas dúvidas aqui!

Estados Unidos

Orlando e Miami são destinos muito procurados para compras e para se divertir em família nos parques da Disney e Universal, alugar um carro nas cidades facilita a locomoção com conforto, liberdade e segurança. O país também é muito procurado para roadtrips nas costas leste e oeste, com as estradas à beira mar e muitos mistérios para desvendar.

Como alugar o carro nos Estados Unidos

Você pode alugar seu carro em qualquer loja da CVC e escolher o local de retirada do veículo que pode ser no aeroporto onde desembarcar. Prático, não?  Confira os requisitos necessários para você que quer alugar um carro na cidade.

  • A idade mínima para o motorista é de 25 anos. São permitidos motoristas a partir de 21 anos, mas com algumas restrições de categorias. Para condutores menores de 25 anos é cobrada taxa adicional na localidade. Essa taxa custa, em média, US$ 27  por dia (consulte as condições de cada locadora).
  • Ao retirar o veículo, o cliente deve apresentar sua carteira de habilitação válida emitida no Brasil.
  • Carteira de Habilitação: para locação de veículos nos Estados Unidos (exceto no estado da Geórgia), não é necessária a Carteira de Habilitação Internacional. Porém a CVC recomenda que a habilitação internacional seja emitida para ser apresentada junto à carteira nacional.
  • Cartão de crédito (bloqueio caução): na retirada do veículo, o condutor principal deve apresentar um cartão de crédito em seu nome, da bandeira MasterCard, Visa ou American Express, emitido por um banco, com limite disponível mínimo que varia de R$ 1 mil a R$ 4 mil, dependendo da locadora e da categoria do carro. Esse bloqueio será utilizado para o pagamento de possíveis serviços ou equipamentos extras adquiridos na locação, caso ocorra alguma avaria no veículo alugado ou se houver alguma.

Algumas dicas para dirigir nos EUA:

  • Lá, com a sinalização de STOP, é obrigatório que o carro pare, não apenas reduza a velocidade.
  • Os carros na Flórida têm emplacamento apenas na parte traseira do veículo, por isso não é permitido estacionar de ré.
  • O transporte de crianças deve obedecer as leis americanas específicas e com os equipamentos apropriados para cada idade e/ou altura e/ou peso: bebê conforto para bebês de até 12 meses ou peso inferior a 9 kg, cadeirinhas para crianças com idade entre 1 e 4 anos e assentos de elevação para crianças de 4 a 8 anos.
  • Pare o carro se vir um ônibus escolar parado com luzes piscando, mesmo que esteja do outro lado da via.
  • Muitos postos de gasolina dos Estados Unidos não têm frentista, e é o próprio motorista que abastece o veículo

Canadá

O país é gigante, e muitas vezes em sua viagem você poderá conhecer mais de uma cidade ou até estado. Uma das maiores belezas do Canadá, como as Rocky Mountains, só são acessíveis por carro, então alugar o seu veículo no país te traz mais comodidade e conforto ao dirigir por lá, sem contar que as estradas da região tem paisagens deslumbrantes.

Como alugar o carro nos Canadá

  • A idade mínima para o motorista dirigir um carro alugado no Canadá é 25 anos. Para condutores menores de 25 anos, é cobrada taxa adicional na localidade.
  • Ao retirar o veículo na locadora, o cliente deve apresentar sua carteira de habilitação emitida no Brasil, com validade. Para locação de veículos no Canadá, não é necessária a Carteira de Habilitação Internacional.
  • Cartão de crédito (bloqueio caução): no momento da retirada do veículo, o condutor principal deve apresentar um cartão de crédito em seu nome, da bandeira MasterCard, Visa ou American Express, emitido por um banco, com limite disponível no valor da locação mais 50%, dependendo da locadora e da categoria do carro. Esse bloqueio será utilizado para possíveis multas e avarias, assim como serviços ou equipamentos extras adquiridos na locação alugado.
  • O aluguel do assento para bebês ou crianças custa, em média, CAD 20 por dia. A cadeirinha deve ser solicitada conforme idade da criança, ou seja, bebê conforto, cadeirinha de criança ou assento de elevação. Se a cadeirinha não for devolvida na mesma loja onde foi retirada, a locadora cobra uma taxa extra.

Europa

Fazer uma Eurotrip é o sonho de muitos turistas. Poder explorar vários países da Europa em uma única viagem é possível de carro também. Muitas rotas incluem essa opção, principalmente para quem quer conhecer as pequenas e charmosas cidades do interior da Itália e França. Fique atento para destinos como a Inglaterra onde a mão dos carros é a oposta àquela que estamos acostumados. Muita atenção no volante, sempre!

Como alugar um carro na Europa

  • Idade mínima: o motorista principal e o motorista adicional precisam ter pelo menos de 25 a 30 anos de idade, dependendo do país e da categoria do veículo, para conseguir alugar um veículo na Europa. Consulte as condições de cada locadora parceira da CVC no momento em que fizer a reserva do veículo.
  • Carteira de Habilitação Internacional É importante ressaltar que, para locações de veículos na Europa, é obrigatória a apresentação da Carteira de Habilitação Internacional, além da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Para mais informações sobre a Carteira de Habilitação Internacional, consulte o órgão de trânsito de sua cidade no Brasil.
  • Cartão de crédito (bloqueio caução) Na retirada do veículo, o condutor deve apresentar um cartão de crédito em seu nome, da bandeira MasterCard, Visa ou American Express, emitido por um banco, com limite disponível no valor da locação mais 50%, dependendo da locadora e da categoria do carro. Este bloqueio será utilizado para possíveis multas e avarias , assim como serviços ou equipamentos extras. Consulte condições de cada locadora.
  • Assento para bebês e crianças O aluguel do assento para bebês ou crianças custa, em média, EUR 20 por dia. A cadeirinha deve ser solicitada conforme a idade da criança: bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. Se o equipamento não for devolvido na mesma loja de retirada, é cobrada uma taxa do cliente.
  • Lei de bafômetro na França A França tem uma lei que exige um kit de bafômetro nos veículos. Se um motorista for parado pela polícia e não tiver o kit, a multa é de pelo menos EUR 17. O veículo retirado na França tem o kit no porta-luva. Se o cliente for parado pela polícia e precisar utilizar o kit, deve repô-lo à locadora. O kit custa EUR 2 e pode ser comprado em farmácias. Também é preciso adquirir um kit se o cliente retira o carro em outro país europeu e depois circula pela França.

América do Sul

Nossos vizinhos do Mercosul são um um destino com infinitas possibilidades de viagem. os mais corajosos fazem até mesmo um percurso partindo do Brasil até a Argentina e conhecendo cada pequena vila até a capital Buenos Aires. Mas você pode mudar de país de avião e alugar um veículo no aeroporto. Seja na Argentina, Chile, Peru, Uruguai ou onde sempre sonhou ir!

Como alugar o carro na América do Sul

  • Idade mínima O motorista principal e o motorista adicional precisam ter a idade mínima exigida em cada país da América do Sul para locação do carro: 21 anos na Argentina, 22 anos no Chile e 23 anos no Uruguai.
  • Carteira de habilitação Na retirada do veículo, o cliente precisa apresentar a carteira de habilitação válida do Brasil. Se ela não tiver foto, apresente também o RG ou o passaporte. Para locações na América do Sul, não é necessária a Carteira de Habilitação Internacional.
  • Cartão de crédito (bloqueio caução) Na retirada do veículo, o condutor principal deve apresentar um cartão de crédito em seu nome, da bandeira MasterCard, Visa ou American Express, emitido por um banco, com limite disponível no valor da locação mais 50%, dependendo da locadora e da categoria do carro. Este bloqueio será utilizado para possíveis multas e avarias , assim como serviços ou equipamentos extras adquiridos na locação. Consulte condições de cada locadora
  • Assento para bebês e crianças O aluguel do assento para bebês ou crianças custa, em média, US$ 10 por dia de locação. A cadeirinha deve ser solicitada corretamente, conforme idade da criança, ou seja, bebê conforto, cadeirinha de criança ou assento de elevação. Se a cadeirinha não for devolvida na mesma loja onde foi retirada, a locadora de automóvel cobra uma taxa extra.
  • Serviço de pedágios Na Argentina, no Chile e no Uruguai, não há serviço de pedágio com cobrança automática para carros alugados. O pagamento do pedágio deverá ser feito diretamente nos guichês das rodovias.

Fizemos uma seleção com as principais dúvidas que surgem ao alugar um carro fora do Brasil:

  1. O que é uma diária de locação de carro? A diária do aluguel de carro vale por 24 horas. Se o carro for retirado às 15h da terça, por exemplo, precisa ser devolvido até as 15h da quarta. Cada locadora tem um tempo máximo de tolerância tanto na retirada, que deve seguir o horário da reserva, quanto na devolução. Consulte a regra de cada locadora para não pagar horas ou diárias extras.
  2. Como são os processos de retirada e devolução do veículo? O veículo deve ser sempre retirado e devolvido nas localidades escolhidas no ato da reserva. É possível devolver o automóvel em um lugar diferente de onde foi retirado, desde que isso seja informado na CVC no ato da reserva. Dependendo do destino e da locadora, é cobrada uma taxa adicional pela devolução em outra localidade (one-way). O valor deste serviço é informado no momento da reserva, e o pagamento deve ser feito no ato da devolução do veículo.
  3. É possível alugar um modelo específico de carro? As reservas nas locadoras são realizadas por categorias, e não é possível garantir antecipadamente marca, modelo e ano do veículo locado. Em algumas locadoras, a reserva de um modelo específico está sujeita a disponibilidade. As marcas e os modelos dos veículos podem variar de acordo com o país de retirada. Consulte.
  4. Qualquer pessoa pode dirigir um carro alugado? Não. Somente estão autorizados a dirigir um veículo alugado o titular da locação e também os motoristas adicionais por ele indicados, cujos nomes devem constar no Contrato de Locação. Em geral, é cobrada uma taxa extra para o contrato incluir o motorista adicional, que deve apresentar sempre a carteira de habilitação exigida em cada país. Consulte os detalhes da documentação exigida pelas locadoras nos textos sobre cada destino deste caderno.
  5. Quantos motoristas adicionais posso incluir na locação? É possível incluir mais de um motorista em cada locação, e o limite máximo permitido varia de acordo com cada locadora de veículos. Em alguns casos, esse número máximo de motoristas adicionais é igual à capacidade de passageiros do veículo.
  6. Quanto tempo de habilitação devo ter para alugar um carro? Para a maioria dos destinos, o motorista deve ter pelo menos dois anos de habilitação. A carteira provisória, ou permissão para dirigir, não é aceita para alugar um carro, e as locadoras sempre exigem a habilitação definitiva. Essa regra vale para todos os destinos. No momento da retirada do veículo, é obrigatória a apresentação da CNH válida por todo o período da locação. Alguns países, principalmente da Europa, exigem também a Carteira de Habilitação Internacional, ou PID (Permissão Internacional para Dirigir), além da CNH.
  7. Esqueci algum documento. Consigo retirar o carro na locadora mesmo assim? Não. As locadoras podem negar um pedido de locação quando não apresentado um dos documentos exigidos, como carteira de habilitação válida e cartão de crédito emitido por um banco, que tenha limite suficiente para caução e que esteja emitido em nome do condutor principal.
  8. Como faço para tirar a Carteira de Habilitação Internacional? Procure o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do seu Estado ou o CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) de sua cidade para pesquisar os endereços autorizados a emitir a Carteira Internacional de Habilitação. Em muitos países, o documento pode ser substituído pela carteira de motorista brasileira. Mas recomendamos a emissão do documento internacional mesmo nesses destinos, porque ele tem informações em vários idiomas, facilitando a comunicação com as autoridades estrangeiras.
  9. Qual o tempo de tolerância das reservas nas locadoras? As reservas nacionais são garantidas até uma hora após o horário previsto para a retirada do veículo. Já as locações internacionais têm uma tolerância de 30 minutos após o horário informado na reserva. Após esse prazo, são canceladas. Somente as reservas atreladas a um número de voo são mantidas após o horário previsto. Se o cliente não retirar o carro, está sujeito a cancelamento do Contrato de Locação, dependendo do país e categoria do veículo.
  10. Que proteções opcionais podem ser contratadas no ato da locação? Outros benefícios que não são obrigatórios e não estão inclusos nos nossos planos são: proteção pessoal e aos ocupantes do veículo; proteção a objetos deixados no interior do carro; proteção a acessórios (como chaves, substituição e conserto de pneus e danos ao para-brisa); e proteção de rodagem (recarga de bateria, entrega de gasolina por falta súbita e reboque). Consulte as proteções opcionais oferecidas pelas locadoras em cada destino.
  11. Quando é feito o pagamento dos equipamentos e serviços opcionais, como combustível, GPS e assento infantil? Todos os itens e serviços opcionais adquiridos, não inclusos no pacote da locação, devem ser pagos na devolução do veículo. Eles são contratados na locadora, na retirada do veículo. Alguns desses opcionais são proteção a acessórios e ocupantes do veículo, GPS, combustível, assento infantil.
  12. Como funcionam os serviços de pedágios? Em alguns países, é possível contratar na locadora o serviço de cobrança automática do pedágio, permitindo que o motorista passe direto pelas cabines. Nesse caso, os pedágios utilizados pelo viajante e a taxa do aparelho são cobrados junto à fatura do cartão de crédito. Consulte em que locais esses serviço está disponível nas informações específicas de cada país deste caderno. Informe-se sobre regulamento e valores do serviço na locadora contratada.
  13. Sempre tenho que devolver o veículo com tanque de combustível cheio? Não. Quem adquire o plano que inclui o primeiro tanque de combustível não precisa devolver o veículo com o tanque cheio. Esse opcional já pode ser contratado durante a reserva no Brasil ou no ato da retirada do veículo, a seu critério. Porém o carro deve ser devolvido com o tanque cheio para qualquer plano que não inclua esse opcional.
  14. O que acontece se eu não devolver o veículo com o tanque cheio? Se o veículo não for devolvido com tanque cheio e o plano não incluir o primeiro tanque, a locadora cobrará o custo do combustível que falta para encher o tanque e também uma taxa pelo serviço.
  15. É permitido atravessar as fronteiras entre países com um veículo alugado? Depende do destino e da locadora. Consulte as condições de cada caso.
  16. Fui multado com um veículo alugado. E agora? Caso o motorista tenha sido multado com carro alugado, a locadora irá informá-lo da infração, e a cobrança da multa será realizada no mesmo cartão de crédito apresentado durante a retirada do veículo, com o qual foi realizado o bloqueio caução. Os pontos referentes à infração serão transferidos para a carteira de habilitação do condutor principal.
  17. A capacidade de bagagens está relacionada à capacidade de passageiros? Não. Cada categoria de veículos tem uma determinada capacidade de passageiros e bagagens. Ao escolher a categoria, verifique suas especificações. Lembre-se que é proibido o transporte de bagagens nos bancos de passageiros ou qualquer outra parte do veículo não destinado a esse fim.
  18. Peguei um carro danificado. E agora? Na retirada do veículo, o cliente recebe o controle de qualidade do veículo e um documento relativo à conferência do estado do veículo. Antes de assinar o documento, confira se ele lista todas as avarias do carro. Qualquer dano com o veículo que não seja citado nesse formulário será considerado de sua responsabilidade. Assim a locadora pode lhe cobrar pela avaria, de acordo com as coberturas que constarem no seu contrato de locação.
  19. O que fazer em caso de roubo, furto ou colisão do veiculo do carro alugado? Em caso de acidente, furto ou danos ao veículo, é necessário realizar um boletim de ocorrência (B.O.) e entrar em contato com a locadora até 24 horas depois da ocorrência para preencher o relatório de acidentes. O cliente precisa apresentar o B.O. e o relatório de acidentes para ter direito à cobertura prevista. Se não apresentar os dois documentos, o cliente arca com todos os custos incorridos.