Como e onde aproveitar o Dia da Independência dos EUA: saiba mais sobre o feriado e os festejos

Se você já teve a oportunidade de estar nos Estados Unidos em 4 de julho, sabe que é um momento de grande festa pelo país. Trata-se do Dia da Independência, feriado nacional que, de quebra, acontece em pleno verão do hemisfério norte.

Famílias se reunem para aproveitar o feriado

A data celebra a assinatura da Declaração da Independência na cidade da Filadélfia, em 1776, por representantes das 13 colônias britânicas em território americano. O ato foi uma resposta à crescente tributação do Império Britânico, considerada abusiva pelos colonos – o documento só foi de fato reconhecido pelos ingleses em 1783, após a derrota na Guerra de Independência.

Durante a semana do feriado, bandeiras do país são hasteadas nas casas e nos prédios públicos e famílias se juntam para curtir o calor, fazer churrasco e aproveitar uma série de eventos culturais. As comemorações da independência dos EUA, que acontecem tanto em cidades pequenas quanto em grandes metrópoles, podem incluir exibições de filmes ao ar livre, feiras de rua, shows de música, desfiles com carros alegóricos e queimas de fogos de artifício que são de impressionar qualquer um.

Ah, e se você não dispensa uma comprinha, saiba que a data também é marcada por promoções e liquidações nas lojas de todo país.

A seguir, selecionamos alguns dos melhores destinos norte-americanos para visitar em 4 de julho: confira!

Nova York

4 de julho é um dos três dias do ano em que é permitido fazer churrasco no Central Park para aproveitar o parque com os amigos e a família. À noite, acontece o Macy’s 4th July Firework Show, tradicional queima de fogos organizada pela Macy’s nas margens do East River – as pessoas se instalam em locais gratuitos como o Newtown Barge Park para assistir às mil cores e formas do espetáculo. Mas tem quem prefira admirar os fogos de um cruzeiro pelo rio, de bares na beira da água como o Riverpark ou do alto de um rooftop como o Edge.

Há queima de fogos e festas em outros locais da cidade, como em Coney Island (na praia, no parque de diversões Luna Park e entre as paredes grafitadas de Coney Art Walls). Restaurantes também costumam criar menus e programações especiais para o feriado de 4 de julho, principalmente os que têm áreas ao ar livre.

A queima de fogos da Macy’s é a maior de Nova York

Washington D.C.

A capital dos Estados Unidos obviamente não fica para trás nas celebrações. A começar pelo National Independence Day Parade, desfile com carros alegóricos e balões gigantes que percorre a Constitution Avenue. À noite, acontece na National Mall o Capitol Fourth, evento televisionado com várias celebridades que precede um intenso show de fogos. Quem estiver por ali pode assistir à queima com os monumentos famosos (com o Lincoln Memorial e o Washington Monument) ao fundo. 

E há mais: os museus Smithsonian organizam uma programação especial, o time de beisebol Washington Nationals faz um jogo comemorativo e empresas oferecem passeios de barco para ver os fogos da água.

 Fogos de artíficio sobre o Capitólio, em Washington D.C

Boston

Boston foi palco de alguns dos principais eventos que levaram à independência do país, então o Dia da Independência dos EUA é especialmente festejado na cidade.

A principal celebração é o Boston Harborfest, que este ano acontece entre 1° e 4 de julho e inclui shows, feiras e desfiles. Guias fantasiados levam visitantes pela Freedom Trail, um caminho com 16 paradas, entre igrejas, memoriais, museus e um navio, que contam a história da independência. O show de fogos cinematográfico acontece na beira do rio Charles.

Desfile durante as comemorações da independência dos EUA em Boston

Los Angeles

Há uma intensa programação de cinemas ao ar livre entre as comemorações de 4 de julho de L.A. As projeções acontecem em hotéis, em rooftops, no lago Castaic e até no cemitério das celebridades (o The Hollywood Forever Cemetery). 

A maior festa da cidade é sediada no estádio Rose Bowl – chamada AmericaFest, tem shows de música, performances de motocross e, claro, uma mega queima de fogos de artifício. Também há fogos na bonita área à beira-mar de Marina del Rey e no anfiteatro do Hollywood Bowl. Durante a tarde, vale conferir a Fourth of July Block Party do Grand Park, que tem food trucks e música ao vivo.

 Na Marina Rey acontece uma das queimas de fogos mais bonitas da cidade

Orlando

A festa rola solta no evento Fireworks at the Fountain, sediado ao redor do lago Eola, no centro de Orlando: há show da Orlando Concert Band, barraquinhas de comida e bebida e uma queima de fogos incrível que colore o céu da cidade.

Na Walt Disney World Resort, o EPCOT e o Magic Kingdom capricham no espetáculo de fogos em 4 de julho. E o patriotismo fica em alta nos parques nos dias que precedem a data – há, por exemplo, docinhos azul, vermelho e branco (as cores da bandeira americana) nas lanchonetes. No parque Universal Studios Florida, espere pelo menos quatro noites seguidas de fogos e decoração especial pelos brinquedos.

O Epcot, em Orlando, é um dos parques que recebe decoração especial na data

Nova Orleans

Nessa cidade que já é naturalmente festiva, com seu Carnaval e sua história relacionada ao jazz e ao blues, as celebrações de 4 de julho prometem. 

Este ano, nos dias que antecedem o feriado já rolam eventos como o ESSENCE Festival of Culture, com uma série de shows incríveis, e o 4th Fest in Crescent Park, com comes, bebes e música para toda a família. No dia 4, todos rumam ao emblemático Go Fourth on the River, uma queima inesquecível de fogos na beira do rio Mississippi.

A data também é uma boa oportunidade para fazer um piquenique pelos gramados dos parques de Nova Orleans, como o Audubon Park e o The Fly, e saber mais sobre a história americana em museus como o National WWII Museum.

 A queima de fogos de 4 de julho no rio Mississippi é inesquecível