MARROCOS

EXPLORE CIDADES À BEIRA-MAR, DESERTOS E RICA CULTURA

Na terra dos véus, dos temperos, das medinas e dos palácios, o que não falta é opção de passeio e lugares interessantes para visitar. Além da bela arquitetura árabe e a influência dos tempos de dominação francesa e espanhola, Marrocos tem mosaicos por todos os lados, mantém tradições milanares, exala cores e religiosidade. Conheça o melhor das principais cidades (Marrakech, Casablanca, Fez e Rabat) e tenha contato com a rica cultura, a suntuosidade de construções únicas e paisagens que vão do litoral ao deserto do Saara.

QUANDO IR

Fique atento ao mês de julho, quando acontece o sagrado Ramadã e vários pontos turísticos ficam fechados. Entre abril e outubro, o calor pode passar dos 30 graus, de acordo com a região. De novembro a março, o clima é úmido e as temperaturas caem.

CURIOSIDADES

Várias vezes ao dia, alto-falantes espalham orações nas ruas, em horários específicos, para chamar os mulçumanos para rezar. Nas maiores cidades também há locais voltados para outras crenças.

PRINCIPAIS CIDADES EM MARROCOS

Conhecidas como Cidades Imperiais, Marrakech, Rabat e Fez são antigas capitais do Marrocos e concentram algumas construções dessa época, espalhadas pelas medinas. Você também pode passear por inúmeras mesquitas que preservam a arquitetura árabe, além de momumentos e mercados a céu aberto. Atualmente, a capital é Rabat, endereço do Palácio Real. Já a charmosa Casablanca, abriga a famosa Mesquista Hassan II, de frente para o mar. Compre sua passagem para o Marrocos e conheça este país fascinante!

Marrakech

A cidade ganhou a simpatia dos brasileiros com a novela O Clone, da Rede Globo, e é destino ideal para conhecer grandes joias arquitetônicas do país. A arquitetura local mistura modernidade e os tradicionais estilos árabe e art decó. Inclua no roteiro visita ao Mercado de Marrakech (ou souq) para comprar itens locais, como lenços e temperos. Confira a beleza da Mesquita Koutoubia (a entrada é proibida para não-muçulmanos) e passeie no Museu de Marrakech, que encanta logo do lado de fora, já que está instalado em um palácio.

Casablanca

Principal metrópole marroquina, Casablanca é uma cidade portuária repleta de construções suntuosas e clubes com vista para o mar. Inclua no roteiro a Mesquita de Hassan II, considerada uma das maiores do mundo e uma das poucas que aceitam visitas de não-mulçumanos. A cidade abriga ainda hotéis requintados e bairros repletos de lojas de marcas luxuosas, os quais contrastam com áreas de comércio popular. Amedina (cidade antiga), também rende passeios inesquecíveis entre fachadas decoradas no típico estilo árabe. Confira aqui os pacotes para Casablanca!

Fez

Endereço de locais que representam a história milenar marroquina, como importantes mesquitas e o maior souq do país, Fez é uma das cidades mais antigas do Marrocos. Grande parte dos turistas chegam para conhecer a medina (parte antiga da cidade), cercada por muralhas e charmosas ruelas. O souq de Fez é local perfeito para ter contato direto com a língua, costumes e itens produzidos na região, desde comida até roupas e itens de decoração. Visite ainda a Mesquita Karaouine, a mais famosa entre as 700 espalhadas pela região.

Rabat

A capital Rabat, a cerca de duas horas de voo de Marrakech, abriga construções que pertencem à realeza marroquina. Conheça o Palácio Real (apenas algumas áreas são abertas para visitação), construído no século 19 e cercado por muralhas e edifícios. A avenida Mohammed V é uma das mais movimentadas da cidade e ideal para conhecer lojas e as famosas palmeiras que rendem o apelido de “cidade verde”. Rabattambém abriga a residência oficial do rei Mohammed VI e a viagem pode ser combinada com passeios pelo litoral.

 

O QUE FAZER EM MARROCOS

Vale a pena conhecer um pouco de tudo durante a viagem. Nos pacotes para o Marrocos há destinos de compras, como a Medina de Marrakech e os Souqs espalhados pelo país, além de palácios, mesquitas e espaços culturais. Destaque ainda para a aventura no Deserto do Saara, ideal para ver de perto a mistura de paisagens naturais do Marrocos, que vai do deserto a litoral.

Mesquita Hassan II

A propriedade conta com uma bela paisagem à beira-mar e tem capacidade para receber 25 mil fiéis. Um dos pontos mais marcantes é a torre da mesquita (ou minarete). A dica é vê-la iluminada à noite, quando fica parecida com um farol. A Mesquita Hassan II é um grande exemplo de arquitetura marroquina em que não se poupou esforços em detalhes e no uso de materiais nobres, como mármore. Também há uma área com piso de vidro, onde você pode ver o oceano. As visitas são guiadas e ocorrem somente fora do horário de orações.

ENDEREÇO: Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah | Casablanca

Souqs

Os souqs são os mercados populares, parecidos com os mercadões e feiras de artesanato do Brasil. Eles estão espalhados por praticamente todas as cidades do país, mas o mais famoso deles é o souq de Fez, o maior do Marrocos, e onde foram gravadas cenas da novela O Clone, da Rede Globo. Durante a visita, encontre temperos, joias, tapetes, cerâmicas, peças de couro e outros itens produzidos no país.

Deserto do Saara

Praticamente nenhum turista sai do Marrocos sem passar pelo Deserto do Saara. Boa opção de passeio para ir além do visual urbano, as excursões são realizadas com camelos e há alguns roteiros em que é possível acampar. Geralmente o tour passa por dunas, vales e cidades, como Ouarzazate, próxima às Montanhas Atlas, que fazem parte do percurso até Marrakech. Vale a pena se informar sobre as melhores épocas e oscilações meteorológicas na região do deserto, já que podem ocorrer tempestades de areia.

Curtumes

Nos tradicionais curtumes marroquinos se mantém viva a técnica do tingimento manual do couro, datada do século 13. O curtume de Fez, na medina, é um dos cartões-postais da cidade e um dos maiores do mundo. A vista dos tanques coloridos do alto dos prédios garante bom ângulo do trabalho dos artesãos. Você também pode visitá-los para conhecer de perto o processo de produção, mas prepare-se para o odor muito forte. É fácil encontrar lojas com artigos à venda logo em frente ao curtume. A vantagem está na variedade de preços em cintos e bolsas.

Medina de Marrakech

Medina de Marrakech é um dos patrimônios da humanidade. A área cercada por construções antigas e ruas estreitas começou a ser construída em 1070 e abriga estruturas bem preservadas. Em meio à mistura de cores, aromas, muralhas, ruínas, palácios e portões de beleza única, você pode passear sem se perder ao utilizar como referência a Mesquita Koutobia, que domina o visual do centro, e a praça Djemaa el-Fna, cercada por intenso comércio e endereço das típicas apresentações de encantadores de serpentes.

Palácio El-Bahia

O palácio é um dos destaques da Medina de Marrakech. Acredita-se que o local tenha sido erguido por volta de 1900 e é uma das obras mais marcantes da arquitetura marroquina. A construção abriga vários espaços, como jardins internos e pátios revestido de mármore e azulejos típicos. Destaque aos tetos e paredes decoradas com gesso perfurado e arabescos coloridos.

ENDEREÇO: Rue de la Bahia | Zitoun el-Jedid | Medina de Marrakech

Morroco Mall

P

Considerado um dos maiores centros de compras da África do Norte, o shopping Morroco Mall, emCasablanca, evidencia luxo e conforto por todos os lados. Nas vitrines há desde itens típicos até artigos de grifes luxuosas, mas muitas outras atrações chamam a atenção dos turistas, como cinema, um enorme aquário, parque de diversões, shows e uma das maiores fontes musicais do mundo.

ENDEREÇO: Angle Boulevard de la Corniche | Ocean Boulevard Ain Diab | Casablanca

Museu de Marrakech

O palácio construído no século 19 abriga o Museu de Marrakech. A propriedade foi restaurada em 1997 e apresenta rico acervo voltado para a arte marroquina e contemporânea. Além de obras de arte, há gravuras, documentos e objetos históricos. Destaque à arquitetura local, com referências europeias e típicos detalhes em gesso esculpido. Aproveite para fazer uma parada no café instalado no prédio. A maior parte dos turistas une a ida ao museu com visita à escola islâmica Ben Youssef, em frente e anexa a uma mesquita, conhecida pelos arcos e paredes de arquitetura deslumbrante.

ENDEREÇO: Place Ben Youssef | Medina de Marrakech

 

ONDE FICAR EM MARROCOS

Garanta o conforto de acomodações luxuosas ou práticas em hotéis de frente para a medina ou próximos do aeroporto nas principais cidades marroquinas. Escolha o hotel no Marrocos que mais se adequa a seu estilo de viagem por Fez, Marrakech ou Casablanca.

Ibis Moussafir Casablanca City Center

Além de completa infraestrutura de TV, aquecedor, ar-condicionado e telefone nos quartos, o hotel Ibis Moussafir Casablanca City Center está situado a poucos minutos do centro de Casablanca e da famosa Mesquita Hassan II. Há serviço de café da manhã, bar e restaurante na propriedade, além de estrutura para reuniões.

Hotel Atlas Asni

Boa opção para ficar perto da exótica praça Djemaa el-Fna, na Medina de Marrakech, o Hotel Atlas Asnioferece academia, piscina e jardim. Os quartos têm vista para a área de lazer, jardim ou para as montanhas e contam com a típica decoração rica em detalhes. Conheça os restaurantes e o SPA.

Menzeh Zalagh

O hotel Menzeh Zalagh está localizado a poucos minutos da medina de Fez e a cerca de 10 quilômetros do aeroporto local. Aproveite a sauna e a piscina rodeada de jardins, além do conforto de TV com canais via satélite, ar-condicionado, telefone e minibar nos apartamentos. A propriedade também tem bares e restaurantes com especialidades internacionais e marroquinas.

Suisse Hotel

Instalado na charmosa cidade de Casablanca, o Suisse Hotel está próximo da praia, da medina e do aeroporto local. Nos quartos você encontra ar-condicionado, internet wi-fi gratuita, TV com canais via satélite, minibar e secador de cabelo. O estacionamento é gratuito e também há restaurante, bar e serviço de café da manhã.

 

 

Informações importantes

Idioma Árabe, francês e espanhol em algumas regiões
Moeda Dirham marroquino
Fuso horário De 4 a 5 horas a frente do horário de Brasília, dependendo do horário de verão de cada país
Aeroporto mais próximo Aeroporto Marrakech – Menara
Voltagem 220 volts | Tomadas tipo C e E
Peso da bagagem Consulte sua companhia aérea
Documentação É necessário apresentar passaporte. Não é necessário visto de entrada.
Embaixada ENDEREÇO: M10 Avenue Jacaranda | Rabat | Telefone: (21237) 71-4613