Cânion do Xingó: conheça essa atração única no meio do sertão de Sergipe

Cânion do Xingó

Quer ir para o Nordeste e curtir uma viagem diferente de praia? A dica é visitar o Cânion do Xingó, na divisa entre Sergipe e Alagoas, uma das maiores maravilhas naturais do Nordeste, localizado a 200 quilômetros da capital Aracaju.

Considerado o quinto maior cânion do mundo e o maior cânion navegável, o local possui belos paredões rochosos esculpidos naturalmente, com a ação do clima e dos ventos, há mais de 60 mil anos. Saiba quando ir, quais os passeios disponíveis entre outras dicas para programar seu roteiro:

canion-do-xingo-paredoesQuando ir

Além de oferecer uma paisagem única em meio à seca típica do Nordeste, uma das melhores épocas para visitar a região é agora no inverno, o que é ainda melhor para quem mora em outros estados e quer aproveitar o calor. De maio a julho, o período chuvoso se tornou famoso por oferecer paisagens ainda mais bonitas e a temperatura varia entre 26ºC e 28ºC. De setembro a março, as praias estão garantidas. Lembrando que não há épocas desaconselháveis para visitar esse destino, afinal, a região rende paradas para banho relaxantes durante o ano todo, entre outros passeios.

O que fazer

O cânion surgiu após o represamento das águas do rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe. Fica ao redor do lago Justino e desfruta das águas verdes do rio, que em alguns trechos atinge 190 metros de profundidade. Durante o trajeto, as rochas assumem formas curiosas, que lembram animais, e ainda guardam vestígios dos primeiros habitantes da região, que viveram por lá há mais de oito mil anos.

Cânion do Xingó

Mas o destaque do passeio é mesmo a Gruta do Talhado, onde é possível fazer parada para mergulho em uma área com profundidade de 15 metros. Se você não sabe nadar, não tem problema: há área reservada, protegida por redes, também recomendada para as crianças.

Como chegar

Para chegar ao Cânion do Xingó é preciso navegar 17 quilômetros pelo rio São Francisco a partir do município de Canindé de São Francisco. O passeio pode ser feito de lancha ou de catamarã. Saindo das principais capitais da região, tanto a partir de Alagoas quanto Maceió são, no minímo, 3h de viagem. As cidades mais próximas são Canindé de São Francisco, em Sergipe, e o município de Piranhas, em Alagoas.

Onde se hospedar

É recomendável fazer o passeio em 2 ou 3 dias de viagem. Para garantir mais conforto no deslocamento, vale a pena se hospedar em Canindé de São Francisco, por exemplo, onde há resorts com infraestrutura completa para adultos e crianças, como o Xingó Parque Hotel. Situado ao lado da Usina Hidrelétrica de Xingó, este hotel oferece piscinas, área de lazer para crianças, internet wi-fi e até um museu da Caatinga.

*Ofertas sujeitas a disponibilidade e alteração

*Post publicado originalmente em 12/11/2015 e atualizado em 04/07/2018