Tudo sobre carros elétricos

O futuro chegou e está batendo à nossa porta. O carro elétrico já é uma realidade no Brasil e no mundo inteiro, impactando positivamente a sociedade em diversos aspectos relacionados ao ecoturismo, sustentabilidade, infraestrutura, legislação e muito mais. Saiba tudo sobre aluguel de carro, praticidade e economia na sua viagem.

Com o avanço tecnológico, a evolução da mobilidade urbana e o surgimento de novas necessidades para sociedade, cada vez mais será comum vermos carros elétricos transitando pelas ruas num futuro próximo. Aluguel de carro: saiba como funciona o bloqueio caução.

Confira essa novidade e saiba tudo que você precisa antes de alugar um carro elétrico com a CVC!

Como funciona?

O carro elétrico é movido por um ou mais motores elétricos, usando energia armazenada em baterias recarregáveis, diferente dos motores a combustão que funcionam com recursos naturais não renováveis como álcool, diesel ou gasolina. Confira nossas dicas para alugar um carro para viajar.

Os automotores elétricos são uma opção sustentável porque causam menos danos ao meio ambiente se comparados aos movidos a combustíveis com recursos naturais não renováveis. São denominados como veículos de zero emissão por não emitirem gases nocivos ou ruídos, devido aos motores elétricos que são mais silenciosos que os de combustão. Saiba como criar um checklist para alugar um carro.

Quantos Km um carro elétrico roda?

Um carro com motor elétrico consome cerca de 20 kWh para andar 100 km, sendo mais eficiente que o motor a combustão que precisa de cerca de 10 litros de álcool, diesel ou gasolina para percorrer a mesma distância. 

Quais são os tipos e como recarregar?

Todos os veículos com motores elétricos funcionam com eletricidade e contam com variedade de tecnologias, porém há particularidades que os diferenciam entre carros 100% elétricos e híbridos. 

Existem 3 categorias básicas de carros elétricos: 

• Plug-in elétrico: carros com motores 100% elétricos, que obtêm sua energia quando são carregados com plug-in por uma fonte de energia externa, podendo ser recarregados em casa ou postos de recarga;

• Plug-in híbrido: carros com motores híbridos, que funcionam com eletricidade quando são carregados com plug-in por uma fonte de energia externa, podendo ser recarregados em casa ou postos de recarga, ou a combustível como a gasolina, por exemplo;

• Elétrico híbrido: carros com motores híbridos que funcionam predominantemente a combustível e também com energia elétrica, mas não podem ser recarregados com plug-in por uma fonte de energia externa, pois a bateria é recarregada pelo sistema de recuperação de energia.

Lista de 5 vantagens de um carro elétrico 

1. Menos poluente

O principal argumento para optar por um carro com motor elétrico é o fato dele ser menos poluente. Em comparação com os motores a combustão, a emissão de CO₂ no motor elétrico é reduzida em cerca de 33% durante a vida útil do veículo.

2. Mais silencioso

Os carros com motores movidos a energia elétrica são tão silenciosos que a União Europeia precisou criar uma lei que obriga as montadoras a inserirem um ruído artificial enquanto o veículo estiver se movendo em velocidades baixas, por exemplo, quando for realizar manobras. Essa medida foi tomada para evitar acidentes com pessoas que podem não perceber a aproximação do veículo, principalmente as que são deficientes visuais.

3. Menor custo por Km rodado

Em média, o custo por km do carro elétrico é três vezes mais eficaz se comparado ao de combustão, reduzindo o custo por quilometragem. A energia elétrica é mais barata do que combustíveis como álcool, diesel e gasolina.

4. Mais prático

Por não ter o enorme espaço dedicado ao motor movido a combustão e transmissão, sobra mais lugares para passageiros e bagagem. Além disso, o motores dos carros elétricos eliminam despesas com troca de óleo, correia e fluido de arrefecimento já que não precisam desse tipo de manutenção.

5. Mais eficiente

A eficiência do motor elétrico é 95% melhor se comparada com 35% do motor a combustão, principalmente em situações de tráfego intenso onde o “anda e para” é presente, as tecnologias dos carros elétricos faz o consumo de ser energia ser distribuído de acordo com a necessidade do momento.